Início Notícias Sonho e Magia na Caverna das Histórias em Tempo de Pandemia

Sonho e Magia na Caverna das Histórias em Tempo de Pandemia

86

A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus mudou a vida dos Mateusinhos, os seus projetos, as brincadeiras, os sonhos, o olhar dos amigos …

Mas, a magia das suas ideias fez surgir mais uma aventura no JI de Oliveira S. Mateus. A partir da história “A Filha do Grufalão, de Axel Scheffler e Julia Donaldson, alguns destes magníficos meninos e meninas construíram uma caverna, onde alegremente contam e ouvem histórias, diariamente.

Guiadas pela mensagem de Veloso (2005), acreditamos enquanto profissionais que mesmo em tempos difíceis que atualmente nos circundam, a criança é um ser para quem a ficção corresponde à natural necessidade de compreender o mundo. O que as histórias contam à criança permite um estilhaçar de paredes de vidro que a limitam, levando-a a penetrar no mundo que quer conquistar, mas também lançam luz em zonas obscuras do seu íntimo, clarificando dúvidas, desfazendo medos, construindo, enfim, uma identidade.

O espaço no ato de contar histórias é em nosso entender, um contexto enriquecedor de socialização em que muitas aprendizagens decorrem de vivências relacionadas com o alargamento do meio familiar de cada criança, de experiências relacionais e de ocasiões de aprendizagem que implicam recursos humanos e materiais diversos.

A linguagem oral é a mais remota figura de comunicação entre as pessoas, portanto, as histórias têm papel respeitável no desenvolvimento das crianças. Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva.

Na caverna das histórias, hoje, nesta realidade tão atroz em que vivemos, os Mateusinhos vivem felizes num mundo colorido do faz de conta, enriquecendo artisticamente e de forma feliz e colaborativa saberes pessoais e sociais na magia das histórias …

Contar histórias é uma experiência de interação magnífica. Os Mateusinhos desejam a todos umas férias felizes de mãos dadas com a Magia das histórias!!!!! NA SUA CAVERNA.