Início Opinião Preocupações e problemas dos adolescentes

Preocupações e problemas dos adolescentes

63

   A adolescência é uma fase complicada para muitos jovens, uma vez que é o período em que se começa a formar opiniões próprias e a questionar tudo o que é dito. As próprias mudanças físicas e biológicas provocam muitas dúvidas e alterações de comportamento em relação aos amigos, à família e à sociedade!     O adolescente passa a sentir necessidade de ser aceite no mundo dos adultos e podem surgir, por isso, comportamentos de risco, como o consumo de álcool ou drogas, fumar, ou uma gravidez não planeada.

   Também nesta etapa da vida, os adolescentes têm necessidade de fazer uma série de escolhas importantes, como a escolha de uma futura profissão, de uma companheira ou companheiro, o local onde vão continuar os seus estudos, etc., por isso, é muito importante que beneficiem de um desenvolvimento emocional saudável, pois os seus sentimentos “comandam” as suas atitudes.

   A família e os seus exemplos têm um papel muito importante na formação da personalidade do adolescente. A família deve apoiar nos fracassos e incentivar nos êxitos, deve estar atenta a sinais, como a falta de rendimento escolar, o isolamento, os comportamentos violentos, entre outros, pois podem traduzir problemas como a baixa autoestima ou depressão e ser necessário um tratamento urgente.

O trabalho entre pais e professores é fundamental no desenvolvimento integral de um adolescente. O professor é um modelo para os seus alunos que tendem a segui-lo, mesmo que inconscientemente, em muitos aspetos. Além de transmitir conhecimentos, o professor contribui para a formação e desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade. A influência de bons exemplos ninguém consegue apagar…

Com jovens mais confiantes, felizes e saudáveis é possível construir uma sociedade melhor!

Martim Nogueira 8.º F n.º 12