Início Notícias O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell

O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell

105

1.º Prémio em Banda Desenhada para os Mateusinhos

JI de Oliveira S. Mateus

 

As crianças do JI de Oliveira S. Mateus participaram num desafio resultante de uma parceria ABAE | Eco-Escolas, e Faber-Castell, que pretendia sensibilizar a toda a comunidade escolar e educativa para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimização da pegada ambiental.

Assim, as crianças no desenvolvimento das atividades integradas no Eco Escolas e outros momentos educativos foram sensibilizadas pelos adultos e famílias que ao deitarem fora um produto, todas as etapas do seu ciclo de vida, em maior ou menor grau, estarão presentes.

Concretamente, um exemplo disso, neste concurso era o ciclo de vida dos lápis, ou seja, o percurso que a madeira tem que percorrer até se transformarem em lápis que eles usam no seu dia-a-dia.

Pretendemos assim, com este projeto, desafiar o grupo dos Mateusinhos, sob a orientação das educadoras, para elaborarmos uma história inovadora em Banda Desenhada, sobre o ciclo de vida do ECOLÁPIS da Faber-Castell, através da investigação e do estudo do seguinte material: Brochura do Ecolápis e Cartaz Ciclo de Vida do Ecolápis.

A história inclui, obrigatoriamente, a personagem “Ecolápis”, que no final deixa mensagens com uma dica de consumo consciente que possam ser adotadas nas salas de aula/atividades em todos os níveis de educação e/ou ensino.

Parabéns Mateusinhos pelo excelente desempenho e pelas mensagens magníficas que nos deixaram a nível local e nacional!

 

Julho de 20202

A Docente Responsável

Adosinda Cabrita