Início Notícias Make Code: AEPedome Programa o Futuro

Make Code: AEPedome Programa o Futuro

277

Na passada sexta-feira, dia 6 de dezembro, nas Escolas Básicas de Delães, Bairro e da Carreira deu-se início à implementação do Projeto “Make Code: Programa o teu Futuro” no Agrupamento de Escolas de Pedome.

Trata-se de uma clara aposta do Agrupamento no desenvolvimento da literacia digital de alunos e professores, proporcionando-lhes a aquisição de conhecimentos básicos associados à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção de produtos digitais, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e ferramentas digitais de programação em bloco da Microsoft.

O AEPedome, com a implementação deste projeto e outros, procura assim ir ao encontro das prioridades dos eixos da Inclusão e Educação da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030), ao estimular e reforçar os domínios da literacia digital e das competências digitais, nas camadas mais jovens da população das escolas.

Para a concretização deste projeto inovador o AEPedome, em parceria com a Fundação da Juventude – entidade responsável pela iniciativa, conta com a colaboração da ATEC – Academia de Formação, que possui consultores/formadores especializados em programação e robótica.

O projeto, nesta fase inicial, está a ser implementado em todas as turmas do 3º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pedome , envolvendo cerca de 220 alunos e, já no próximo ano letivo, será alargado a todas as turmas do 4º ano de escolaridade.