Início Notícias Erasmus+ Corner na EB de Pedome – uma presença green e...

Erasmus+ Corner na EB de Pedome – uma presença green e digital

341

O AE Pedome é uma comunidade que inclui no seu Projeto Educativo e demais documentos estruturantes o objetivo da internacionalização através da realização e disseminação de atividades de cariz intercultural e de inovação estrutural para aumentar a qualidade do serviço educativo que presta.

Por conseguinte, surge a necessidade de promover o reconhecimento do sentimento europeu, dar visibilidade às atividades financiadas pelos vários programas/projetos, disseminar e explorar os resultados alcançados ao abrigo do Erasmus+, tendo por alicerce uma atuação baseada em critérios de transparência, responsabilização e prestação de contas, critérios esses assentes na premissa de que é necessário incentivar a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor.

No sentido de contribuir para a redução da dependência do papel, o Erasmus+ Corner do AE Pedome é green e digital: um LCD de 65 polegadas tátil está ligado ao site Erasmus+, construído especificamente para o efeito, e espelha toda a informação veiculada no mesmo a fim de toda a comunidade escolar/educativa se tornar próxima e contemplar a construção de uma identidade de escola em diálogo permanente com a ideologia europeia e as várias expressões/linguagens artísticas. Por conseguinte, com esta instalação, pretende-se aumentar a visibilidade e impacto do programa Erasmus+ a nível interno e externo.

O canto Eramus+ está instalado no hall de entrada da escola, o qual foi renovado e emerge como o resultado de um enorme trabalho de equipa  que pressupôs a colaboração e cooperação entre várias áreas e elementos – parte criativa e organizacional (professores Alexandre Sousa, Alberto Costa), técnica (Sr. José Luís Mendes), operacional (Vidraria Vimaranense; Arva Design; Sr. Joaquim Macedo; assistentes  operacionais –  Marcelo Oliveira, José Carlos Sousa, Francisco Pinheiro, Alexandre Pereira, Fernando Peneda), administrativa (Liliana Campos), onde se inclui também o apoio  da Direção e do Município.

Esta instalação insere-se num movimento de renovação mais alargado que tem vindo a ser realizado na escola, com o intuito de a tornar, cada vez mais, num espaço funcional, de fruição e disseminação cultural, do qual resultou a criação de vários espaços ligados às artes – Pintura, Fotografia, Escultura/Modelagem, e que contaram com o precioso contributo das professoras Marisa Croccia, Virgínia Teniz e Olga Ferreira. De referir ainda as intervenções realizadas ao nível da sala do aluno e da biblioteca escolar, espaços que se pretendem mais interativos e que permitam a aquisição de novas competências, inclusive relacionadas com a utilização de ferramentas digitais, programação e robótica.

É neste contexto que nasce o Canto Erasmus+, o qual acreditamos que, de forma mais green e digital, poderá promover e valorizar a criatividade, a ludicidade, a sensibilidade estética, a democracia cultural e, sobretudo, a mudança do olhar dos alunos sobre o mundo/Europa e sobre eles mesmos.