Início Notícias Enquadramento do Projeto Cultural de Escola no AE Pedome

Enquadramento do Projeto Cultural de Escola no AE Pedome

54

O que é o PLANO NACIONAL DAS ARTES (PNA)?

O PNA nasce de um protocolo entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e tem como “Missão” promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um”.

Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a Rede Portuguesa de Museus e o Arquivo Nacional de Som e em parceria com os diferentes agentes culturais, artistas, comunidade educativa, instituições culturais, organismos governamentais, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social, associações e coletividades e outros parceiros públicos e privados.

Compõem a Comissão Executiva e a Equipa Técnica: Paulo Pires do Vale – Comissário, Sara Barriga Brighenti – Subcomissária, Nuno Pólvora – Subcomissário, Maria Amélia Fernandes e Maria Emanuel Albergaria.

O Plano Nacional das Artes propõe a criação de um Projeto Cultural de Escola e constitui um índice para medir o impacto cultural das organizações.

A estratégia do PNA está dividida em 3 eixos de intervenção: “Política Cultural”, “Capacitação” e “Educação e Acesso”.

Em suma, o Plano propõe valorizar projetos com as comunidades, apoiando práticas artísticas a desenvolver com escolas, comunidades específicas ou excluídas, aproximando a arte e o património dos cidadãos, em particular das crianças e jovens.

https://www.pna.gov.pt/

O que é o PROJETO CULTURAL DE ESCOLA (PCE)?

No eixo “Educação e Acesso”, o Projeto Cultural de Escola, contempla a criação de um cargo de coordenador em cada agrupamento escolar ou estabelecimento de ensino, responsável por desenhar um programa cultural adaptado ao contexto, em parceria com as autarquias, as estruturas artísticas e a comunidade educativa. O programa será estruturado tendo em conta a diversidade sociocultural, patrimonial e artística do território de cada agrupamento.

CONTRIBUTOS DO PNA  para o PCE do AE Pedome  

Conscientes da importância que as artes e a potencialização dos processos criativos podem assumir na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, encaramos o PNA como o veículo que facilitará a prossecução dos nossos princípios educativos, nomeadamente, a promoção da educação para a liberdade, autonomia e responsabilidade, a promoção da educação para o desenvolvimento integral, a promoção de uma cultura de inclusão e solidariedade e a valorização da cooperação e abertura ao meio. 

Por outro lado, acreditamos que com a adesão ao PNA, proporcionar-se-ão aos alunos novas e significativas oportunidades de fruição/vivência cultural e artística (parcerias entre a escola e as estruturas locais), para além de se poder conceder uma maior visibilidade às atividades/projetos normalmente dinamizados no/pelo Agrupamento. 

Além do mais, o PNA permite a possibilidade da figura do “artista residente”, um agente artístico de transformação e de transmissão de saberes, conhecimentos e experiências cujo objetivo primordial é o de fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes.

Em breve mais informações.