Início Notícias EB Oliveira S.Mateus: Uma noite na escola

EB Oliveira S.Mateus: Uma noite na escola

429

A professora dos finalistas, Bárbara Costa, da EB de Oliveira S. Mateus, em conjunto com as colegas da escola, organizou-lhes um serão bem animado. Sexta-feira, era o primeiro dia de férias, mas estes alunos de 4º ano voltaram à escola. Começaram a chegar ao fim da tarde e às vinte horas já partilhavam o piquenique, carinhosamente preparado pelos pais.

Mal anoiteceu, as crianças, sentadas no campo de jogos, fizeram uma observação de estrelas, orientada pela professora Ana Claudia, do departamento de Ciências. Foi fácil identificar o planeta Venus e o asterismo Triângulo de verão. Tiveram ainda a oportunidade de ouvir lendas maravilhosas que, segundo a mitologia grega, explicam a origem das constelações.

De seguida, na escuridão da noite, seguiu-se uma Caça ao Tesouro. Os alunos divididos por equipas, de lanternas na mão, resolviam um a um os enigmas que os iriam levar ao local onde estava enterrado o tesouro. O entusiasmo era bem visível nas corridas e gargalhadas.

Por fim, chegou a hora de uma sessão de cinema. A noite continuava a prometer, mas um a um foram adormecendo de cansaço.

A professora, sempre atenta e vigilante, prolongou desta forma, por mais uma noite, o carinho que ao longo do ano dedicou aos seus alunos.