Início Notícias EB de Riba de Ave / Polo Biblioteca Riba de Ave

EB de Riba de Ave / Polo Biblioteca Riba de Ave

113

– Se eu fosse… voluntário e Se eu fosse…engenheiro agrónomo

Além dos Contos que mudam o mundo, iniciativa inserida no âmbito dos ODS -Juntos mudamos o Mundo, do Polo da Biblioteca de Riba de Ave, da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco que tem por objetivo a disseminação e sensibilização dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a EB de Riba de Ave tem participado em ações que complementa a exploração deste projeto, através da rubrica – Se eu fosse. Esta rubrica tem por objetivo dar a conhecer carreiras profissionais ou realidades associativas que possam interessar aos alunos, na escolha de uma profissão.

No âmbito da exploração o ODS 1 – Erradicar a pobreza, a turma D6 teve o privilégio de participar no Se eu fosse…voluntário/a, pelo Marco Pereira e Raquel Neto da HUMANITAVE, cuja essência da ação depreendeu-se com um apelo ao voluntariado e partilha de experiências que fomentam a ação solidária para os mais desfavorecidos, e em especial ações de voluntariado realizadas pela HUMANITAVE à Guiné.

O ODS 2 – Erradicar a Fome, e direcionando a temática para a proveniência dos alimentos e as diferenças no mundo (uns desperdiçam, enquanto outros passam fome), a turma D5 participou no Se eu fosse …engenheiro agrónomo, com José Paulo Mota, do Município de V.N.Famalicão. O debate sublinhou a importância da mudança urgente nos hábitos alimentares, face ao consumo excessivo de água para a produção de alimentos e criação de animais, que estão a esgotar os recursos da Terra, a alteração de hábitos quanto ao desperdício alimentar, bem como o destaque para as vantagens da agricultura biológica em relação à agricultura tradicional.

Foi pertinente o conhecimento do dia-a-dia destas pessoas, pois seja qual for o seu foco de ação profissional, permitiu conhecer a realidade de perto, e quem sabe, no futuro estes alunos escolham esta profissão ou missão de vida.