Início Notícias EB de Pedome Participa nos Jovens Repórteres do Ambiente

EB de Pedome Participa nos Jovens Repórteres do Ambiente

53

Foi com esta reportagem, que duas alunas representaram a EB de Pedome e a Humanitave, no projeto Jovens Repórteres do Ambiente. Muito obrigada, às alunas Mafalda Maia e Margarida Rodrigues, pelo seu empenho.

“O Agrupamento de Escolas de Pedome deu a conhecer à sua comunidade educativa umas das iniciativas da ONG Humanitave, a qual os alunos “batizaram” como “Do Nosso Quintal para o Mundo”. Pretende-se divulgar o projeto que tem por base a doação dos produtos oriundos das hortas ou quintais. Esses produtos serão, posteriormente, confecionados na cantina escolar da EB de Pedome, pelos voluntários da Humanitave. Assim, dos produtos doados das hortas, a Humanitave confeciona refeições para as populações mais carenciadas, quer da área de influência da escola, quer de áreas mais afastadas. Semanalmente, são confecionadas centenas de cabazes alimentares. O contributo de todos permite alcançar um número maior de beneficiários, numa altura que são cada vez mais os que necessitam de ajuda, vítimas diretas ou indiretas da Covid-19.

Esta parceria entre a escola e a Humanitave pretende sensibilizar a comunidade educativa, e dar a conhecer que com os contributos individuais, é possível alcançar alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Visa mostrar que os ODS, podem ser mais que intenções e que são algo real, à escala local, para atingir objetivos globais.

Com os contributos do quintal de cada um, será possível mudar o Mundo. O que se aprende na escola, nas aulas de Cidadania e de Geografia, é passar à prática. Com a ajuda e os donativos de cada horta aprendemos os ODS como:

Objetivo 1 – erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares (a começar nas nossas freguesias);

Objetivo 2 – erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3 – assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em qualquer idade;

Objetivo 12 – garantir que os padrões sustentáveis de consumo e produção, podem ser alcançados.

Esta parceria entre a Escola e a Humanitave é uma oportunidade de aprendizagem para todos, feita de e de modo intergeracional, “os meus pais e os meus avós sabem cultivar produtos alimentares, eu sei utilizar o WhatsApp, vamo-nos ensinar?”

A recolha de produtos das hortas, repolho, cenoura, salsa, entre outros, permite confecionar cabazes alimentares que vão ajudar e também promover a produção local, tornando a existência humana mais sustentável, nas suas várias dimensões.”