Início Cultura Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

129

O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” comemora-se no dia 23 de abril, sendo um dia em que se lembra a importância que um autor tem para nós, nomeadamente as suas obras.

Esta efeméride foi instituída, a 23 de abril de 1995, pela UNESCO, visto que esta data relaciona-se com grandes escritores: falecimento do escritor espanhol, Miguel Cervantes, em1616; nascimento de Vladimir Nabokov, em 1899, escritor russo, e nascimento e morte do escritor inglês, William Shakespeare.

Do nosso ponto de vista, um autor tem um papel fundamental ao permitir que tenhamos acesso à leitura e ao conhecimento, até porque um livro é um mar de informações.

Realçamos que é importante que não se esqueça deste dia porque um livro é um meio de desenvolvimento, quer cultural quer economicamente, sendo um meio importante de inclusão social.

Em jeito de conclusão, para usufruirmos de tudo o que nos é dado pelos livros, devemos respeitar o trabalho dos autores, dizer não às réplicas e ao plágio. Assim sendo, ajudemo-los e digamos não à cópia.

Fábio Azevedo e Lara Sousa, 9.ºC