1.º Lugar na Modalidade de Áudio para os Mateusinhos
JI de Oliveira S. Mateus
Com o país e o mundo a viver uma situação de exceção, devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção tomadas em todo o país, os Mateusinhos de forma segura e empenhada continuaram a suma missão em redor das histórias.
Para os docentes que os acompanhou no seu quotidiano no Pré-Escolar, o ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos mesmos, quer na aquisição de conhecimentos ao nível da área de expressão e comunicação, quer no desenvolvimento de competências e valores pessoais e sociais. Como tal, colocamo-los em mais uma situação educativa desafiante, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio.
No decorrer deste processo definimos em conjunto ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa e partilhada, que convocassem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar. No conteúdo da história inventada pelas crianças, foram abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, respeito pelo outro, solidariedade e amizade.
A história ocorre entre uma menina chamada “Clarinha” que visita com a sua turma, uma floresta chamada “Lapislândia” e sete lápis de cor.
Felicitamos os Mateusinhos, docentes, Assistentes operacionais e membros da comunidade que connosco se envolveram nesta iniciativa!
Julho de 2020
A Docente Responsável
Adosinda Cabrita