Início Notícias Concurso – “Conta-nos uma história!” 11.ª Edição

Concurso – “Conta-nos uma história!” 11.ª Edição

190

1.º Lugar na Modalidade de Áudio para os Mateusinhos

JI de Oliveira S. Mateus

 

Com o país e o mundo a viver uma situação de exceção, devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção tomadas em todo o país, os Mateusinhos de forma segura e empenhada continuaram a suma missão em redor das histórias.

Para os docentes que os acompanhou no seu quotidiano no Pré-Escolar, o ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos mesmos, quer na aquisição de conhecimentos ao nível da área de expressão e comunicação, quer no desenvolvimento de competências e valores pessoais e sociais.  Como tal, colocamo-los em mais uma situação educativa desafiante, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio.

No decorrer deste processo definimos em conjunto ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa e partilhada, que convocassem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar. No conteúdo da história inventada pelas crianças, foram abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, respeito pelo outro, solidariedade e amizade.

A história ocorre entre uma menina chamada “Clarinha” que visita com a sua turma, uma floresta chamada “Lapislândia” e sete lápis de cor.

Felicitamos os Mateusinhos, docentes, Assistentes operacionais e membros da comunidade que connosco se envolveram nesta iniciativa!

 

Julho de 2020

A Docente Responsável

Adosinda Cabrita