Início Notícias Agrupamento de Escolas de Pedome e o Parlamento dos Jovens

Agrupamento de Escolas de Pedome e o Parlamento dos Jovens

140

No âmbito do Parlamento dos Jovens – SESSÃO DISTRITAL, de 4 a 5 de abril – os jovens deputados (Leonor Gonçalves do 9ºA; Lara Abreu e Afonso Carvalho do 9ºC) da nossa escola participaram, durante todo o dia na sessão de hoje, tendo representado com distinção a nossa escola, para eles uma experiência para a vida.

Ao longo do ano letivo existem três fases em que são eleitos os deputados: a escolar (através de um sufrágio direto, são eleitos os deputados, dando origem a um plenário, em que são eleitos os representantes da escola para a segunda fase que teve lugar hoje – a Distrital – a qual se realizou em Braga este ano, no Auditório Vita. Neste dia, durante a parte da manhã, houve um período em que se questionou o deputado Firmino Marques, e foram debatidas as várias medidas constantes no projeto de cada escola. Durante a tarde, continuou-se o Debate dos Projetos de Recomendação (debate e votação na generalidade).

Amanhã, os deputados continuarão o seu trabalho, com um debate e votação na especialidade, e será feita a redação final do Projeto Círculo Eleitoral. Neste dia, será feita a eleição dos deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens, será eleito o Porta-Voz do Círculo Eleitoral na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e será, por fim, feita a divulgação do tema mais votado no Círculo Eleitoral para o ano seguinte.

A última fase é a Nacional, onde serão reunidos os representantes de todos os distritos para aprovarem um projeto que reúna consenso, a fim de que os deputados da Assembleia da República o debatam.