EnglishFrenchGermanPortuguese

Clubes

Clubes 2021-2022

Clube Escola Fit

Dinamizador: Paulo Filipe Costa

Horário: Segunda-feira, 9h15-10h05 e 12h15-13h05; Quarta-feira – 14h20-15h10

Local: Pavilhão

Desde que foi criado, o Clube Escola Fit, teve como objetivo fazer com que os alunos desenvolvessem hábitos de vida saudáveis, onde incluíssem mudanças alimentares, higiénicas e de prática desportiva.

Dando seguimento a este objetivo e sabendo que o comportamento sedentário é muito prevalente e tende a reduzir a saúde e a qualidade de vida, pretendemos no presente ano letivo, aplicar estes objetivos à comunidade escolar, assim como ter uma ação direta nos alunos que mais necessitem.


 

Clube de Leitura

Dinamizador: Ângela Rodrigues, Marisa Araújo e Sofia Andrade

Horário: Quartas e quintas, 14h20 às 15h10

Local: Biblioteca

O projeto Clube de leitura, destina-se a alun@s do 5º e 6º.ano , e responde à necessidade de intervir, através da promoção lúdico-pedagógica, ao nível da motivação, treino, interpretação, criatividade e reflexão crítica da leitura.

 


Clube de Empreendedorismo

Dinamizador: Ângela Rodrigues e Sofia Andrade

Horário: Segunda-feira, 9h30

Local: Biblioteca

O clube de empreendedorismo pretende desenvolver competências-chave a criatividade, a inovação e análise de riscos, a capacidade de planificar e gerir projetos, capacidade de identificar oportunidades disponíveis para atividades pessoais, profissionais e / ou comerciais e um amplo conhecimento de economia/gestão.

Pretende-se a realização de workshops criativos, criação de um negócio online, estudos de caso de empreendedores de sucesso, estudo de mercado, plano de negócios, artes e ofícios tradicionais, estratégias de marketing, atividades de preços, branding e atividades de divulgação.

 


Clube Mente Feliz

Dinamizador: Ângela Rodrigues

Horário: Segunda-feira, 14h20 às 15h10

Local: Sala 21

O clube consiste no desenvolvimento de atividades voltadas para a saúde mental, nomeadamente, relaxamento, atenção/concentração e regulação emocional.

 


Clube do Riso

Dinamizador: Ângela Rodrigues

Horário: Quinta-feira, 14h20

Local: Sala 26

O clube do riso destina-se aos alunos do 2.º/3.º ciclo e consiste em estimular os alunos a desenvolverem uma atitude positiva e pró-ativa ao longo do seu percurso académico, pretende que os nossos alunos adquiram ferramentas pessoais e sociais paralelamente aos currículos académicos e que farão a diferença no seu futuro. A base do projeto é o trabalho em grupo, atividades lúdicas de expressão corporal e artística, o desenvolvimento dos afetos, valores e fortalecimento de laços de amizade, tornando-se ferramentas eficazes para gerir tensões, stress e desmotivação. O conjunto de experiências que adquirem vão certamente enriquecê-los como pessoas e cidadãos ativos na sociedade

 


Clube de Artes

Dinamizador: Alexandre Sousa

Horário: Terça-feira, 13h20-14h10

Local: Sala 13

 


Clube Ciência Viva

Dinamizador: António Almeida e Maria Castro

Horário: Segunda-feira, 13h20-15h10; Sexta-feira, 14h20-15h10

Local: Laboratório

O Clube de Ciência Viva tem como principais objetivos, motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências e aprofundar os seus conhecimentos científicos.

As atividades desenvolvidas diferenciam-se de acordo com a faixa etária dos alunos.

Sendo assim, no primeiro ciclo as atividades promovem a compreensão de conhecimentos mais básico, mas que são o pilar da compreensão dos conceitos abordados nos ciclos seguintes. No segundo ciclo, são desenvolvidas atividades mais lúdicas que permitem aprofundar as Ciências de uma forma mais divertida. No terceiro ciclo, as atividades já contemplam a participação em projetos científicos, que permitem aos alunos evoluírem na sua autonomia e espírito crítico.

 


Clube Jovens Repórteres

Dinamizador: Vitória Marques

Horário: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Local: Negociável, mediante as circunstâncias e os desafios

“Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe,  análise crítica, responsabilidade social e  liderança.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação.(ver metodologia JRA).

As escolas e jovens da rede JRA  têm ainda a oportunidade de participar e diversos  desafios, concursos  e atividades (como missões com a duração de vários dias), bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos mais de 35 países da rede Young Reporters for the Environment (yre.global).”

 


Eco Escolas

Profs. Ana Faria e Vitória Marques

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que se destina a todos os graus de ensino. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Visa garantir a participação dos jovens envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Dia/ Horário: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Local: Negociável, mediante as circunstâncias e os desafios

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp