EnglishFrenchGermanPortuguese

Clubes

Clubes 2020-2021

Artes – Fotografia

Prof. Marisa Croccia

Este Clube destina-se aos alunos que possuem um dispositivo móvel com câmara integrada ou com uma máquina fotográfica digital, que tenham o interesse em aprender a fotografar, a ensinar o olhar a observar fotograficamente.

Apesar de hoje em dia parecer muito fácil tirar fotografias, o processo exige algum conhecimento. Quero ensinar fotografia para além do simples carregar no botão, portanto,  mostrar aos interessados como se podem dominar as potencialidades da imagem fotográfica.

Dia: Quinta-feira

Horário: 15h15 – 16h45

Local: Sala 13

Atividades a desenvolver: Execução de fotografias e projetos; Colaboração com clubes sempre que possível; Colaboração com a comunidade educativa; Exposição das fotografias/projetos realizadas, no final do ano.


Ciência Viva

Prof. Ana Cláudia Neves

O Clube de Ciência Viva tem como principais objetivos, motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências e aprofundar os seus conhecimentos científicos.

As atividades desenvolvidas diferenciam-se de acordo com a faixa etária dos alunos.

Sendo assim, no primeiro ciclo as atividades promovem a compreensão de conhecimentos mais básico, mas que são o pilar da compreensão dos conceitos abordados nos ciclos seguintes. No segundo ciclo, são desenvolvidas atividades mais lúdicas que permitem aprofundar as Ciências de uma forma mais divertida. No terceiro ciclo, as atividades já contemplam a participação em projetos científicos, que permitem aos alunos evoluírem na sua autonomia e espírito crítico.

2.ª feira3.ª feira4.ª feira5.ª feira6.ª feira
16h-16h4516h-16h4511h40-12h2510h45-11h3013h30-14h15
  12h25-13h10 14h15-15h00
    16h00-16h45

Local: Laboratórios


Eco Escolas

Profs. Ana Faria, Cláudia Marques e Isilda Mendes

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que se destina a todos os graus de ensino. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Visa garantir a participação dos jovens envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Dia/ Horário: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Local: Negociável, mediante as circunstâncias e os desafios


Empreendedorismo

O poder das soft skills

Ângela Rodrigues e Sofia Andrade

O clube de Empreendedorismo pretende trabalhar competências de desenvolvimento pessoal, social, cívico sustentadas em valores e atitudes positivas e proativas.

Dia: Segunda-feira e Terça-feira

Horário: 10h00 às 10h45

Local: online através do Google Meet

Atividades a desenvolver: Exercícios de reflexão e desenvolvimento de competência


Escola Fit

Prof. Ricardo Brito

 Desporto e alimentação, fazem de ti um campeão! 

Local:  https://ricardobrito8.wixsite.com/aepedome

Atividades a desenvolver: Reforço da atividade física


Europa

Prof. Vitória Marques

A existência deste clube têm por base promover espaços, situações e ambientes promotores das aprendizagens essenciais dos alunos, para o exercício da cidadania no espaço europeu, a partir da escola e ambiente familiar, sem esquecer os contextos globais. Criar ferramentas e proporcionar atividades que contribuam para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores de cidadania europeus.

Dia/ Horário: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Local: Negociável, mediante as circunstâncias e os desafios

Atividades a desenvolver: Participação em concursos (Eu Sou Europeu, Europa na Escola; terminar as atividades previstas no clubes europeus 2019-20, Alterações climáticas e preparar a candidatura ao concurso 2020-21, Pacto Ecológico Europeu –  O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável); Exposições Digitais; Jogos; Organização de Formações; Dinamização de ciclos de debates;Projeção de filmes, documentários e outro material audiovisual, cedido por entidades parceiras; Organização, divulgação e participação de sessões de esclarecimento através de colóquios, reuniões informais, workshops, videoconferências, blogs, jornal escolar, folhetos, etc; Promoção de intercâmbios entre os Clubes Europeus Nacionais e Internacionais (através de meios digitais, cartas, postais.


Jovens repórteres do ambiente

Prof. Vitória Marques

É um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe,  análise crítica, responsabilidade social e  liderança.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. As escolas e jovens da rede JRA  têm ainda a oportunidade de participar e diversos  desafios, concursos  e atividades, bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos mais de 35 países da rede Young Reporters for the Environment.

Dia: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Horário: Não aplicável, depende da disponibilidade de todos os parceiros envolvidos

Local: Negociável, mediante as circunstâncias e os desafios

Atividades a desenvolver: Reportagem do Mês; Concurso Nacional JRA 2021;  Desafios #YREStayActive | Resposta à Covid-19; Semana Jovens Repórteres para o Ambiente | 2020; 16 a 19 de Novembro | Online


Mente Feliz

Ângela Rodrigues

O Clube de Mente Feliz assenta no desenvolvimento de um programa baseado em técnicas de relaxamento, regulação e gestão emocional, expressão corporal e desenvolvimento cognitivo. Este clube desenvolve a atenção, estar mais atento ajuda-nos a aprender e a reparar em coisas que anteriormente não prestávamos atenção. Ajuda-nos a ficar mais focados e concentrados para assim termos mais aproveitamento na escola. Pode ajudar-nos também a ficar mais calmos quando nos zangamos, ou quando nos sentimos preocupados, irritados, ansiosos, nervosos ou tristes. Resumindo, esta temática ajuda-nos a sentirmo-nos mais felizes, tranquilos e de bem connosco e com os outros. As principais atividades desenvolvidas no clube inserem-se numa iniciação à prática da meditação, relaxamento, concentração e bem-estar emocional.

Dia: Segunda-feira

Horário: 14h30-15h30

Local: Sala a designar

Atividades a desenvolver: Relaxamento, meditação, jogos e exercícios de atenção


Riso

Ângela Rodrigues

O projeto vai na 8.ª edição, destina-se aos alunos do 2.º/3.º ciclo e consiste em estimular os alunos a desenvolverem uma atitude positiva e pró-ativa ao longo do seu percurso académico, pretende que os nossos alunos adquiram ferramentas pessoais e sociais paralelamente aos currículos académicos e que farão a diferença no seu futuro. A base do projeto é o trabalho em grupo, atividades lúdicas de expressão corporal e artística, o desenvolvimento dos afetos, valores e fortalecimento de laços de amizade, tornando-se ferramentas eficazes para gerir tensões, stress e desmotivação. O conjunto de experiências que adquirem vão certamente enriquece-los como pessoas e cidadãos ativos na sociedade.

Aliado ao Clube do Riso surge o Projeto “Levar Sorrisos”, este pretende fazer a ponte entre o agrupamento e as várias instituições locais, essencialmente os Centros de Dia/Lares. É uma forma de envolver os nossos alunos, tornando-os mais ativos na sociedade, a base do projeto, tal como o nome indica, pretende levar felicidade, despertar emoções, boa-disposição, transformando o dia-a-dia dos idosos.

Dia: 5.ª feira

Horário: 14h15 – 16h

Local: Sala 21

Atividades a desenvolver: Dança, teatro, jogos lúdicos, atividades intergeracionais com os idosos do Centro Social de Castelões (pólo Pedome).


Teatro

Prof. Nuno Monteiro/ Elisa Carvalho

O clube de teatro surge devido à necessidade que a escola sente em mostrar-se no espaço exterior, se não fisicamente, enquanto durar a situação de pandemia, pelo menos em termos de redes sociais. De facto, dados os condicionantes por que passamos, optou-se por um modus operandi que preconiza a peça curta, a performance, gravada, de modo a irromper nas redes sociais e na página da escola. De modo a dotarmos o trabalho de alguma profundidade e sabendo em que região a escola está inserida, este ano foi escolhido Camilo Castelo Branco e, com a ajuda da Casa de Camilo, todos os trabalhos editados serão performances retiradas de obras deste escritor. Este clube, atento ao que o rodeia, vai articular com alguns outros clubes, nomeadamente o de fotografia e o clube Ciência Viva.

Dia: 4.ª feira

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório

Atividades a desenvolver: Performances de teatro à volta da obra de Camilo Castelo Branco; com a periodicidade de uma por mês.