Erasmus+ Pré-escolar – Relatório Sumário do desenvolvimento do projeto

O departamento da educação Pré-escolar do Agrupamento de Pedome aderiu e participou de forma ativa no Projeto Erasmus+ “Active Start in Kindergarten”, que se realizou entre setembro de 2019 e Agosto de 2021.

Educar crianças de diferentes gerações coloca novos desafios para educadores e jardins-de-infância. A constatação a nível internacional de que as metodologias de educação necessitam evoluir e acompanhar o ritmo das sociedades modernas, levou o departamento da educação pré escolar do nosso agrupamento, a aceitar o desafio colocado pelo projeto Erasmus+, no sentido de dar resposta a necessidades de desenvolvimento pessoal  e profissional dos educadores.

Este projeto internacional que englobou sete países (Lituânia, Itália, Turquia, Roménia, Portugal, Bulgária e Grécia) teve como objetivos ajudar a melhorar a qualidade da educação pré-escolar, melhorar as competências profissionais dos educadores e promover a disseminação de boas práticas.

A estrutura do projeto teve como objetivo a partilha de métodos ativos de aprendizagem, através da visita a cada um dos países. No entanto, e devido à pandemia, só foi possível a visita a dois países, Lituânia e Turquia. Estes encontros permitiram observar os contextos educativos locais, partilhar experiências e definir estratégias com vista à partilha e melhoria das práticas educativas. Apesar da impossibilidade de deslocação aos restantes países de forma presencial, o projeto teve continuidade através de partilhas pedagógicas inovadoras, realizadas através de videochamadas.

O projeto foi desenvolvido a partir de cinco “métodos ativos”, explorados em cada país e partilhados entre todos.

  • Social-emotional competence
  • Cognitive competence
  • Health competence
  • Language and communication
    competence
  • Artistic competence

O Projeto termina  com a elaboração de um livro que reúne  todos os métodos desenvolvidos pelos diferentes países.

Posteriormente, cada país disseminará por toda a comunidade, o resultado das boas práticas desenvolvidas neste projeto.

A Coordenadora

Adosinda Cabrita

 

Related Posts