SAM_0037.JPGNo passado dia 27 de novembro, os meninos do JI de Delães tiveram a visita da técnica de farmácia Rosa Margarida (Farmácia Almeida Sousa – Oliveira de Santa Maria), a convite da mãe Soraia Marlene (cabeleireira) do nosso amigo Afonso Guimarães.

A técnica de farmácia Rosa Margarida explicou-nos o que são os piolhos. Ficamos a saber que são parasitas, uns pequenos insetos de cor cinzenta clara ou branca suja, exclusivos dos humanos que vivem no couro cabeludo. Têm um apetite voraz e alimentam-se em intervalos de 3 a 6 horas, exclusivamente de sangue, injetando depois a sua saliva, o que provoca comichão! Têm 6 patas, um aspeto oval, e medem entre 2 e 4 mm.
As fêmeas piolho põem diariamente cerca de 10 ovos, vivem três semanas e põem perto de 300 ovos nesse período, que se fixam aos fios do cabelo, em pequenos saquinhos microscópicos brancos, chamados lêndeas! Os piolhos não voam nem saltam, o que limita o seu contágio ao contacto direto. A situação mais frequente é que o contágio se realize por contacto de cabeça para cabeça ou através da partilha de objetos como pentes e escovas de cabelo, chapéus, almofadas. É nas alturas do verão e do regresso às aulas que a propagação pode ser maior, já que os piolhos gostam de meios húmidos e quentes. Disse-nos ainda que os piolhos são uns autênticos soldados: resistem à água, pois conseguem fechar os 7 orifícios e aguentar a respiração. Além disso, sobrevivem até dois dias fora das cabeças sem se alimentarem! Como forma de prevenção, os pais devem verificar constantemente os nossos cabelos para combater estes parasitas.

No final desta apresentação, fomos presenteados com um livro para colorir, sobre esta temática, lápis de cor, um balão e gomas sem açúcar, claro!

Gostamos muito desta visita, aprendemos o que são os piolhos, onde aparecem no nosso corpo (atrás das orelhas e região inferior da nuca) e o que devemos fazer para alertar os nossos pais.

Agradecemos a presença da técnica de farmácia Rosa Margarida e da mãe do Afonso Guimarães por este momento muito educativo! 

Obrigado!!!

Ver as fotos aqui.