10.JPGSomos um grupo de 25 de crianças, com idades entre os 3 e os 5anos, do Jardim de Infância de Delães, e estamos a divulgar as diversas atividades que realizamos no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma das atividades em que participamos com muito agrado foi na VIII Feira de Outono do Agrupamento de Escolas de Pedome, que decorreu no passado dia 14-10-2017. Para contribuir para a Feira do Outono, confecionamos compota de abóbora com nozes, sendo que para a compota, cada um de nós colaborou com ingredientes e fruta (abóboras, nozes, açúcar, paus de canela e laranjas). O resultado final foi uma compota muito deliciosa, a qual provamos e oferecemos a restante à Associação de Pais de Delães, para ser vendida na referida feira. Confecionamos também marmelada com nozes, que ficou igualmente muito boa.

Colaboramos ainda com muito agrado na atividade " Nestlé Crianças Saudáveis" (Sessões Saúde Alimentar), promovida pela Divisão Educação (Câmara Municipal de Famalicão) na pessoa da Dra. Carla Sousa, com o propósito de desenvolver nas crianças hábitos saudáveis e equilibrados.

A par das atividades anteriores, elaboramos com muito entusiasmo uma roda dos alimentos com alimentos naturais (leguminosas e pão), alimentos da nossa “área da cozinha” (alimentos 3D em plástico: frutas, legumes e verduras) e ainda, outros trazidos por nós (figuras em plástico 3D, embalagens de iogurtes, garrafa da água, caixa de manteiga...). Efetuamos também jogos constantes do “PASSEzinho” (Educação Alimentar e Promoção da Saúde).

Realizamos ainda, pequenas plantações na nossa escola, com muita animação, para as quais, alguns de nós contribuíram com terra, alface e morangos.

Participamos também na atividade “Quantas cores têm os legumes?”, promovida pelos Serviços Educativos Parque da Devesa e dinamizada pela Engª Marisa Moreira. Com esta atividade, verificamos que os alimentos têm cores diferentes e descobrimos as propriedades dos legumes através das suas cores, bem como, a sua importância numa alimentação variada.

No nosso Jardim de infância estamos a aprender como deve ser a nossa alimentação diária, para que adotemos comportamentos salutogénicos.

Ver fotos.