mobilidadepolonia.jpgNa passada semana, de 14 a 21 de abril, mais uma delegação de alunos e docentes do Agrupamento de Escolas de Pedome, representando Portugal, rumou, desta vez à Polónia, para o encerramento do projeto “My Europe, My Life, My Future”, integrado no Erasmus+.

Partir à descoberta de novos países e novas culturas é um processo de descoberta interessante e enriquecedor para os nossos alunos, que se mostraram disponíveis e abertos a um processo de verdadeira partilha e um profundo intercâmbio cultural, do qual saíram mais ricos como estudantes e como pessoas.

Destacam-se desta mobilidade, cujo tema foi “Dance with me”, a aprendizagem das danças típicas de todos os países envolvidos – Croácia, Polónia, Roménia, Bulgária, Grécia e Portugal. Contudo, não podemos deixar de referir também a visita a locais marcantes não só para nós, mas para toda a humanidade – Museu “Gueto de Varsóvia” e o “Campo de Prisioneiros” (tal como era chamado pelos Nazis). Visitar estes locais corresponde a uma (ou certamente mais) aula de História, in loco, com oportunidade de viver de forma mais significativa e profunda estes conteúdos, sem conseguir evitar que eles deixem marca no nosso pensamento e no nosso coração. Deixou assim de ser uma realidade distante e abstrata para passar a ser concreta, real e muito presente na nossa memória.

Participar nesta experiência representa ainda, para os nossos alunos, fazer amizades que, apesar da distância física, da diferente cultura e do distinto idioma, perduram no tempo e motivam os alunos a um verdadeiro exercício de respeito mútuo pela individualidade de cada um. Dá-se, assim, mais sentido a uma das máximas “Europa unida na Diferença”.

 

Ver aqui as fotos.

É bom estudar em Pedome!!!