DSC07779.JPGAs crianças do Jardim de Infância de Bente comemoram a Semana da Leitura com diversas atividades, promovendo a iniciação à leitura e à escrita como objeto de prazer, aprendizagem e liberdade.

Das atividades e estratégias planificadas salientamos: a leitura de histórias; jogos de literacia; a leitura de imagens; diálogos sobre a importância dos livros; relatos de experiências de leitura recorrendo aos meios audiovisuais; e a construção de Marcadores de Livros”.

Os Marcadores de Livros foram a atividade mais votada pelos meninos e meninas do JI de Bente, denominando-os como “um objeto simples, mas de fundamental importância para qualquer leitor, incluindo os seus pais, avós, primos e demais familiares e amigos próximos”. Sejam eles feitos de papel, plástico, tecido, metal, ou outros materiais o mais importante segundo eles, era “não nos deixar perder no meio de tantas palavras, páginas, histórias, contos e encantos”. Presentes perfeitos, estes marcadores de livros criativos também são uma maneira lúdica de incentivar as crianças no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, de forma informal, lúdica e divertida.

Considerando a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo, queremos que os mais pequeninos sintam esse prazer de perto, especialmente nesta semana de 5 e 9 de março, em que estamos a festejar a leitura e o leitor!